É com grande satisfação que a APMFC - Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade vem convidá-lo a participar do IV Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade.

O congresso ocorrerá de 28 a 30 de setembro de 2012 na cidade de Águas de Lindóia, terá uma programação que abordará os principais temas que envolvem a atenção primária no estado, entre eles: atualização clínica, trabalho em equipe, formação profissional, cuidado da comunidade, participação social e gestão.

Como todos sabem a estruturação da Atenção Primária à Saúde (APS) é essencial para que o sistema de saúde do estado consiga responder adequadamente as necessidades de saúde da população. A APS Brasileira, que é a Estratégia Saúde da Família (ESF), é apontada como uma experiência exitosa de APS, por vários estudos nacionais e internacionais. Em 2008 foi citada pela Organização Mundial da Saúde no seu relatório, “Atenção Primária à Saúde, Agora Mais do que Nunca”.

No momento, a APS se lança, dentro da nova Política Nacional de Atenção Básica 2011, como “primeiro ponto de atenção e principal porta de entrada do sistema, constituída de equipe multidisciplinar que cobre toda a população, integrando, coordenando o cuidado, e atendendo as suas necessidades de saúde” e parte fundamental da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Atualmente nosso Estado conta com uma cobertura de 27,3% de ESF, o que corresponde a 3332 equipes de saúde da família. Temos ainda 89 Núcleos de Apoio à Saúde da Família e 1381 Equipes de Saúde Bucal. Apesar de números grandes ainda somos um Estado que precisa avançar no desenvolvimento e consolidação de uma atenção primária de qualidade.


Foto do hotel


Com esta finalidade desde o ano de 2002 a APMFC trabalha para o desenvolvimento da especialidade Medicina de Família e Comunidade no Estado, apoiando os médicos que trabalham na ESF. Neste ano propôs um congresso multiprofissional, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermeiros de Saúde Coletiva e da Família e outras associações, a fim de podermos todos juntos, profissionais de saúde, gestores e comunidade avançarmos nas discussões e irmos da teoria a prática da APS no nosso Estado.

Contamos com sua participação em nosso evento!

Atenciosamente,

Comissão Organizadora